sexta-feira, 16 de março de 2012

Sapatos para que te quero!

Tenho notado que um comportamento freqüente desde que me tornei noiva. A capacidade de mudar de idéia mil vezes sobre o mesmo assunto. Tudo aquilo que ficou resolvido, de repente volta pra lista das pendências. Céus!

A princípio não queria e- session. Já voltei a querer e hoje não sei mais!
Também tinha resolvido a quantidade de Bridesmaids. Mudei de opinião para nenhuma e agora fechei em 03.
Eu já quis buque roxo, vermelho, rosa, amarelo e branco. Hoje? Não tenho nem idéia.
Também queria ir para exterior de Lua de Mel. Pensei em ficar no Brasil em um Resort. E hoje? Novamente, não tenho nem idéia.
O último item que voltou pra lista de pendência foram os sapatos. Antes a certeza de que seriam coloridos, combinandinho com o buquê. Depois virou super modinha e eu perdi o tesão pelos coloridos.  E então minha pastinha de imagens ficou em stand-by e mais nada foi colocado e procurado.
Hoje, ao passar por uma loja de sapatos, com vários coloridos- mesmo não sendo minha preferência atual- comecei a voltar a pensar no assunto. Fui voando para o Google procurar algumas dicas sobre a escolha do sapato e encontrei no site Casamento &Cia  alguns pontos legais!

Enfeites & Detalhes
Quanto aos enfeites existe uma pequena regra: para vestidos simples os sapatos são elaborados e para vestidos elaborados ou com muitos detalhes, os sapatos devem ser simples. Contudo, se a noiva desejar um sapato simples para o vestido simples, assim seja. O essencial é que estes dois estejam combinando, os enfeites devem ser coordenados. Por exemplo, se o vestido tem detalhes com pérolas, os sapatos devem ser perolados ou terem adereço com pérolas, se tem renda no vestido então os sapatos devem ter o mesmo tipo de tecido, se o vestido for brilhante ou bordado em pedrarias, detalhes de cristal tem que ser colocados nos calçados.

Cores & Tons
A cor do sapato deve ser a mesma do vestido, por isso quando for comprá-lo é importante que leve um pedaço do tecido para o tom seja o mesmo, pois nem sempre os brancos tem o mesmo tom, podendo ser perolados ou diamantes. Em muitos casos é interessante mandar encapar o sapato com retalho do tecido usado no vestido; para isso é necessário o serviço de um bom profissional. Geralmente as costureiras habituadas a servirem noivas ou estilistas sabem indicar quem o faça.


Tipos de Bicos
Quanto mais discreto for o bico mais chique se torna o modelo, ou seja, sapatos com bico fino combinam com casamentos formais e noturnos. Bicos quadrados devem ser suaves para que o pé da noiva não fique maior. Para bicos finos, os sapatos não devem ser muito cumpridos, pois aumenta o tamanho dos pés. O bico levemente redondo e fino é o ideal para diminuir o pé e mantê-lo discreto.
Material
O modelo também deve combinar com o local do casamento. Caso seja em ambiente fechado, os sapatos podem ser forrados com seda, cetim, renda ou com o próprio tecido do vestido. Sendo ao ar livre, escolha sapatos de pelica de boa qualidade que são mais indicados por serem confortáveis e fáceis de limpar.


Saltos
Salto agulha - sapatos com salto e bico fino não são recomendados para a mais especial das ocasiões. Causa desequilíbrio porque reduz a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.

Salto fino - oferece mais equilíbrio que o tipo agulha, mas não deixa a mulher livre de torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.

Salto anabela - este tipo de salto pode causar desconforto, mas, como o plataforma, diminui as dores porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.

Salto quadrado - o modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.

Salto central - o salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Esse modelo deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.

Salto baixo - com salto de até três centímetros, é o único recomendado por especialistas para o uso diário constante, mas as noivas devem tomar o cuidado de não ficarem deselegante com salto tão baixo.
Penso em um sapato meia pata, pelo conforto. Nada de salto muito alto, pois não faço o uso freqüente e corro o sério risco de ter que tirá-los logo no início da festa. A cor? Ando brilhando pelos olhos pelo branco. Maaaaas, como em minhas decisões sempre tem um ponto e vírgula, cara amiga, não confie! Hehehehe.
Ainda falta tempo pra compra do sapato. Confesso que tenho deixado esse item pra lá até conseguir resolver a cor definitiva e creio que isso só se resolva bem próximo ao casamento. De qualquer forma, as imagens continuam salvas, lá na pastinha. Lá no meu note.
Minhas inspirações:
Imagem do Google
Imagem do Google

Imagem do Google

Imagem do Google

Imagem do Google

Imagem do Google

Nenhum comentário: