Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia dos Avós

Minha família é grande, tanto do lado de pai, quanto de mãe. Entretanto, só tenho avós maternos e ambos com quase 90 anos.

Lembro-me que quando criança meus domingos eram na casa da minha avó. Sempre ia com o meu shortinho e camiseta mais velhos, porque brincava na terra, subia nos pés de goiaba, andava descalça, de bicicleta, de patins. Corria, gritava e pulava. Em um flash de memória ouço minha mãe dizer: “vai lavar o pé, Camila. Você não pode ir embora daqui com esse pé preto!”.

Também lembro que quando eu ficava doente, era lá que eu passava o dia. Minha avó fazia torrada de pão de forma com manteiga e groselha. Hmmmm, consigo até sentir o cheirinho. Também tinha comida de vó e bolacha no fim da tarde. Quando meus pais saiam, eu dormia lá, também, em uma camona de casal e ficava até altas horas brincando com as minhas primas, até meu avô abrir a porta do quarto e por todo mundo pra dormir.

Eles já me levaram a missa, para viajar, pra comprar presentes. Eles fizeram parte da minha vida tanto quanto meus pais. Me ensinaram valores, não aqueles ensinamentos distantes, mas bem próximos, que se aprende na convivência. Me ensinaram a religião. Me ensinaram a ser gente. Enfim, são a base da minha história!

Até que uns 05 anos atrás passamos um estresse emocional muito forte, meu avô quase morreu de problema cardíaco e ficou quase 01 mês hospitalizado. Voltou para casa, se recuperou e depois disso, minha avó nunca mais foi a mesma. Começou esquecendo a agenda de telefones no quarto, depois na geladeira e hoje.... hoje ela esquece que dia da semana é, que ano estamos, onde está! [tristeza profunda]

Hoje ela não cozinha mais, quase não sai sozinha de casa, não tem muito assunto e nem faz mais torradas de pão de forma com groselha. Hoje, quando precisa, eu ajudo-a no banho, coloco para dormir, ficou escutando a mesma história diversas vezes. Hoje quem fica beijando-a e abraçando-a sou eu.

Hoje minha avó tem Alzheimer, meu avô está cansado! Hoje eles são mais lição de vida pra mim, do que eram quando fui criança. Hoje eu vejo o quanto eles são fortes e do quanto é a dimensão do amar.

Principalmente, hoje eu vejo o quanto é bom ter avós e agradeço todos os dias por isso.
Hoje é dia 26 de Julho, DIA DOS AVÓS!

2 comentários:

Musa Magalhães disse...

É isso. É uma dimensão de amor infinita. Eles merecem tudo, por tudo o que fizeram e pelo que até hoje fazem por nós, com todo carinho. :)

Beijos.

Emanuelle disse...

Oie!! Avo é tudo na nossa vida né, eu sou muito apegada na minha avo!
Eu estou tentando resolver esse problema do blog e te retorno ok!

bjinhuss